quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Início de escaras

Para a prevenção das escaras (úlceras de decúbito), é necessária a hidratação com o óleo Dersani, que deverá ser aplicado sempre que necessário, durante o dia.
Se ainda assim, as escaras surgirem no paciente acamado, é necessário outro tratamento, sendo feita então uma análise do nível da escara. No início, elas aparecem como uma pigmentação avermelhada na pele. Depois, elas progridem até atingir a camada interna chegando a formar cavidades profundas (fotos 1 e 2), de difícil e longo tratamento para a cicatrização.
No caso da foto, deve-se proceder da seguinte maneira, após o uso de luvas:
a)Lavar a área afetada (sem atingir a cavidade) com sabão;
b)Secar normalmente, sem esfregar o local;
c)Lavar com soro fisiológioco aplicando-o com gaze comum:
d)secar com gase comum
e)preencher a cavidade com um pedaço da fita SEASORB;
f)aplicar o gel PURILON na parte externa em torno da escara;
h)cobrir com gaze adaptic (essa gaze não gruda no ferimento)
Deve-se observar a evolução da escara. Quando não houver mais sangramento, deve-se mudar o procedimento. Após lavar com soro fisiológico,apenas passar a pomada SIGLOS em volta do ferimento, umedecer a gaze comum com a pomada e com ela cobrir o ferimento. A cada troca de fralda, repetir o mesmo procedimento.
Nesse momento, não será mais necessário o uso da gaze ADAPTIC, use apenas a gaze comum e a pomada SIGLOS, que também pode ser usada nas escaras leves. Levará cerca de três meses para a cicatrização e esse processo deverá ser continuado até que a escara cicatrize por completo. É um processo lento e deve-se estar atento à higienização adequada do local. Todos esses medicamentos são encontrados em lojas específicas de produtos médicos.
Dúvidas, acesse www.mluciaoratoria@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário